18/09/2015 | Versão para Impressão

IV Ciclo de Palestras de Preservação e Conservação de Acervos

Inscrições abertas



De 19 a 23 de outubro o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) promove o IV Ciclo de Palestras de Preservação e Conservação de Acervos – 2º fase. A atividade marca o aniversário de nove anos no MUHM (comemorado no dia 18 de outubro) e acontece na sede do museu, na Av. Independência, 270, na sala Rita Lobato, sempre das 18h30 às 20h30. As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas. Serão emitidos certificados (é necessário ter 75% de frequência).

Profissionais renomados irão discutir questões sobre documentação museológica, uma prática fundamental para a preservação e conservação de acervos, da memória e da história. Com uma programação diversa e ampla, o MUHM repete a atividade, cuja primeira fase aconteceu em março desse ano.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

19 de outubro – As particularidades da documentação sobre o acervo arqueológico do Museu de Porto Alegre

Ministrante: Prof. Dra. Fernanda Bordin Tocchetto

Possui graduação em Historia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em História, Área de Concentração em Arqueologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). É coordenadora do Setor de Arqueologia do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Urbana e atualmente se dedica à salvaguarda do acervo arqueológico sob guarda do Museu.

20 de outubro – Documentação e pesquisa na Fototeca do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo

Ministrantes: Prof. Esp. Mara Regina Nunes e Prof. Esp. Guilherme Lund

Mara Regina Nunes

Historiadora, pós-graduada em Folclore, é especialista em conservação de papéis e integra a ACOR-RS. É funcionária do Museu desde 1982 e atualmente é coordenadora da Fototeca do Museu de Porto Alegre.

Guilherme Lund

Fotógrafo profissional desde 1990, com experiência em laboratório químico de fotografia, estúdio e montagens de exposições. Atualmente, presta consultoria técnica para a reserva fotográfica do Museu de Porto Alegre além de desenvolver trabalhos profissionais na área de reprodução de obras de arte e digitalização de acervos. Integra o corpo docente da ESPM-Sul, como professor de Fotografia desde 2005.

21 de outubro – Dezoito Coleções e um desafio: apontamentos sobre pesquisa e documentação no acervo do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo

Ministrante: Prof. Dra. Leticia Bauer

Historiadora, é Mestre e Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi pesquisadora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), dirigiu o Museu das Missões e foi pesquisadora e coordenadora executiva do projeto “Victor Meirelles – Memória e Documentação”, desenvolvido pelo Museu Victor Meirelles/IBRAM/MinC. Atualmente dirige o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo. Tem experiência na área de Patrimônio Cultural e Museus e pesquisa sobre a trajetória brasileira de preservação do patrimônio cultural.

22 de outubro – Documentação do acervo tridimensional do Museu Estadual do Carvão.

Ministrante: Prof. Esp. Alexsandro Witkowski

Graduado em Licenciatura Plena em História pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA), Especialista em Gestão em Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Diretor do Museu Estadual do Carvão (2012-2014), Delegado Regional da Defender – Defesa Civil do Patrimônio Histórico (Região Carbonífera/RS). Atualmente exerce a função de historiador no Museu Estadual do Carvão, em Arroio dos Ratos/RS.

23 de outubro – O processo de documentação do acervo do Museu de Arte Sacra – Catedral Diocesana de Santa Maria. Mitra Diocesana

Ministrante: Prof. Dra. Marta Borin

Doutora em Estudos Históricos Latino-Americanos (Conceito 5) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - (UNISINOS/RS - 2010); Mestrado em História Ibero-Americana (Conceito 6) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS - 1993); Graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras "Imaculada Conceição", Santa Maria/RS (1982). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: instituições, religião, politica, poder, memória e patrimônio.

Para participar inscreva-se aqui:

Compartilhe: