23/09/2010 | Versão para Impressão

Médicos e historiadores lançam nesta 4ª livro "Páginas da História da Medicina"




Médicos e historiadores lançam nesta quarta-feira (15) às 19 horas no Auditório Irmão José Otão do Hospital São Lucas da PUCRS o livro "Páginas da História da Medicina". A publicação é o resultado da primeira jornada de pesquisas entre estes profissionais, realizada em 2008, e que terá nova edição em outubro próximo. Os organizadores são Luiz Gustavo Guilhermano, médico e professor da FAMED/PUCRS, a médica, professora e vice-diretora da FAMED/PUCRS Maria Helena Itaqui Lopes, a médica e historiadora Leonor Schwartsmann, diretora do Memorial do Rio Grande do Sul e presidente da Associação Gaúcha de História da Medicina, e a doutora em história Juliane Serres, diretora do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM).

A realização é do Museu, do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, PPG em História e Faculdade de Medicina da PUCRS com apoio da editora e da universidade, além do Núcleo Acadêmico do SIMERS. O livro será vendido a R$ 30 nos dias de eventos de lançamento e a R$ 50 normalmente.

"Páginas da História da Medicina" (EdiPUCRS, 310 páginas) terá ainda duas atividades ligadas ao seu lançamento: além do coquetel desta quarta-feira, no dia 23 de setembro às 19 horas acontece bate-papo com autores e organizadores na Sala Rita Lobato do MUHM. O outro momento será durante a II Jornada Gaúcha de História da Medicina, de 20 a 22 de outubro, na AMRIGS.

O pré-lançamento aconteceu durante o 13° Congresso Gaúcho de Educação Médica-CGEM 2010, realizado em agosto em Caxias do Sul, onde foi distribuído pelos diretores da Faculdade de Medicina da PUCRS Ivan Antonello e Maria Helena Itaqui Lopes aos demais diretores de faculdades de medicina lá reunidos. Mais informações sobre o livro e sobre a II Jornada Gaúcha de História da Medicina pelo endereço www.muhm.org.br/aghm.


Compartilhe: