O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) esteve presente no XIII Congresso Brasileiro de História da Medicina, que aconteceu entre 12 a 15 de novembro de 2008 em Fortaleza, Ceará. Além da apresentação já prevista do trabalho do historiador Éverton Quevedo - realizado em autoria conjunta com a diretora licenciada, Juliane Serres - intitulado “O Acervo do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul como fonte de pesquisa histórica”, o diretor do MUHM conseguiu ainda que os vencedores do Prêmio Rubens Maciel, patrocinado pelo Simers e realizado pela AGHM em setembro último, os estudantes Julia Frozi, de Medicina, e Felipe Vieira, de História, apresentassem seus trabalhos.
Julia Frozi apresentou o trabalho "A trajetória da pesquisa no Hospital Psiquiátrico São Pedro"; e o estudante de História Felipe Almeida Vieira, mestrando do PPG em História da UFRGS, o trabalho "Panteão Médico Riograndense (1943): 'vultos', fantasmas e sombras".
Além dos vencedores do prêmio o MUHM ainda teve a apresentação do trabalho do estudante de história Diego de Vincenzi: “Doutores entre a ciência e a política: a Faculdade de Medicina de Porto Alegre (1898-1931)”.
Também estiveram presentes ao congresso os médicos Jorge Abib Cury, vice-presidente das Associações Gaúcha de História da Medicina (AGHM) e de Amigos do Muhm, e Ariadene Duarte, diretora do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), mantenedor do museu.
Fotos das apresentações

Éverton Quevedo

Felipe Vieira

Julia Frozi

Diego Devincenzi
|