“Espaços de Saúde e Memória: Hospitais Históricos de Porto Alegre” traz à luz a história de seis hospitais da cidade que possuem trabalhos de preservação da sua memória. Santa Casa de Misericórdia, Moinhos de Vento, Sanatório Partenon, São Pedro, Parque Belém e Beneficência Portuguesa são os hospitais abordados. Documentos, fotos, objetos, livros e informações sobre suas histórias, que se confundem com a da Capital e daqueles que nasceram ou passaram por estes hospitais.
A mostra que agora segue online contou com materiais de todos os hospitais envolvidos, desde pulmões que sofreram alterações e sequelas provocadas pela tuberculose (meados de 1940), do Sanatório Parque Belém, uma boneca usando hábito usado pelas primeiras diaconisas da Alemanha entre 1927 e 1973, do Hospital Moinhos de Vento, até um livro de visitas assinado pela Princesa Isabel, pertencente ao Hospital Psiquiátrico São Pedro. Materiais utilizados para o tratamento de tuberculose do Sanatório Partenon e a Ata de Fundação da Sociedade Portuguesa de Beneficência também integraram a mostra.
“Espaços de Saúde e Memória: Hospitais Históricos de Porto Alegre” ficou aberta a visitação de 28 de março até 02 de junho de 2009 (com a prorrogação), de terças a sextas-feiras, das 11h às 19h, sábados, domingos e feriados das 14h às 19h.
Painéis
Quintas no Museu
Abaixo, confira a programação paralela do ciclo “Porto Alegre e seus Hospitais”, que aconteceu nos meses de março e abril dentro do projeto Quintas no Museu. Cada semana foi dedicada a uma instituição participante da mostra “Espaços de Saúde e Memória”.